segunda-feira, 16 de maio de 2011

murysantos

Muricy Ramalho coloca ordem no Santos e conquista seu segundo título paulista

Após um primeiro semestre de 2010 brilhante, em que conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior acabou demitido do Santos por se desentender com o astro da equipe, Neymar. Desde então, Marcelo Martelotte (como técnico interino em duas ocasiões) e Adílson Batista assumiram o cargo, mas não conseguiram conter os egos do elenco santista. Coube a Muricy Ramalho a tarefa de colocar “ordem na casa”. Com seu estilo sério, mas ao mesmo tempo próximo dos jogadores, Muricy impôs seu trabalho e conseguiu levar a equipe ao bicampeonato paulista.

Após encerrar sua carreira de jogador (atuou por São Paulo e por Puebla-MEX), Muricy Ramalho tornou-se auxiliar-técnico de Telê Santana no time do Morumbi em 1993. No ano seguinte, comandando um time de reservas, conquistou o título da Copa Conmebol. Demitido do clube tricolor em 1996, Muricy iniciou uma peregrinação por clubes como Guarani, Shanghaï Shenhua (da China), Ituano, Botafogo-SP e Portuguesa Santista até voltar a se destacar no Náutico, vencendo o Campeonato Pernambucano no ano do centenário do clube, em 2001.

Já em 2002, Muricy salvou o Figueirense do rebaixamento no Brasileiro. No ano seguinte, em sua primeira passagem pelo Inter, venceu o Campeonato Gaúcho e fez boa campanha no Brasileiro com um time formado por jovens como Nilmar e Daniel Carvalho. Apesar do desempenho satisfatório no Beira-Rio, Muricy partiu para o São Caetano em 2004 e venceu o Campeonato Paulista pela primeira vez.

De volta ao Beira-Rio em 2005, venceu o Campeonato Gaúcho novamente e levou o Internacional ao vice-campeonato brasileiro, em uma competição envolvida em muita polêmica. A partir de então, Muricy Ramalho dominou o futebol do País.

Apostando em um esquema equilibrado, com jogadores versáteis, o técnico iniciou a hegemonia do São Paulo no Nacional. Entre 2006 e 2008, ninguém foi melhor que o time paulista no Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez na história, uma equipe conquistou três títulos consecutivos do torneio nacional. Grande parte deste feito se deve ao treinador.

Depois de sair do São Paulo, passou sem muito destaque pelo Palmeiras entre 2009 e o primeiro semestre de 2010, sendo contratado pelo Fluminense em seguida. Em poucos meses, Muricy recebeu um convite da CBF para substituir Dunga no comando da Seleção Brasileira, mas respeitou a vontade da diretoria tricolor de não liberá-lo e permaneceu nas Laranjeiras, conquistando o Campeonato Brasileiro pela quarta vez em sua carreira.

Mesmo sendo idolatrado pela torcida do Fluminense por ter recusado o convite da Seleção Brasileira e por comandar o time tricolor na conquista da principal competição nacional após 26 anos, Muricy Ramalho pediu demissão em março de 2011, alegando falta de estrutura do clube.

Em abril, assumiu o Santos em situação complicada na Libertadores. Impondo seu estilo, o treinador centralizou o comando e conseguiu levar o time à segunda fase. No Paulista, após vencer a Ponte Preta nas quartas de final, Muricy Ramalho teve um papel decisivo contra o São Paulo, na semifinal. Após um primeiro tempo dominado pelo adversário, o técnico substituiu o atacante Zé Eduardo pelo zagueiro Bruno Aguiar, dando mais liberdade para Elano, Ganso e Neymar atacarem. A mudança deu certo e o clube alvinegro venceu por 2 a 0.

Nas finais contra o Corinthians, mesmo tendo jogos decisivos da Libertadores pela frente, Muricy Ramalho não poupou os titulares de sua equipe. O treinador ainda perdeu Ganso, lesionado, mas superou os obstáculos e conquistou o título paulista na Vila Belmiro.

Ficha Técnica:


Nome: Muricy Ramalho
Data de nascimento: 30 de novembro de 1955
Local de nascimento: São Paulo (SP)

Títulos:
1994 – Copa Conmebol – São Paulo
1998 – Copa da China – Shanghai Shenhua
2001 e 2002 – Campeonato Pernambucano – Náutico
2003 e 2005 – Campeonato Gaúcho – Internacional
2004 – Campeonato Paulista – São Caetano
2006, 2007 e 2008 – Campeonato Brasileiro – São Paulo
2010 – Campeonato Brasileiro – Fluminense
2011 – Campeonato Paulista - Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário