sábado, 12 de março de 2011

O SALVADOR


Após 199 dias, Ganso retorna para ser o 'salvador da pátria'

Meia põe de lado extra-campo e mágoa com o Santos para voltar; neste sábado, Ganso 'ensaia' para jogo decisivo com o Colo-Colo

Ganso (Foto: Divulgação/Santos FC) Após seis meses e meio, Ganso volta a jogar neste sábado contra o Botafogo-SP (Foto: Divulgação/Santos FC)
Israel Stroh e Klaus Richmond
Santos (SP)
Ganso e Santos retomam neste sábado, oficialmente, a história que começaram em 2008. Como um casal, se distanciaram, ameaçaram se separar e deram tons de novela a relação, estremecida pela longa negociação da renovação de contrato do meia. Contra o Botafogo-SP, às 18h30, na Vila Belmiro, tudo pode voltar a ser como antes. O meia está pronto, livre para voar.
Os gols do Santos chegam no seu celular em tempo real!
– O Santos tem grandes jogadores, volta para ajudar. Me mimaram bastante (risos) – disse, em entrevista ao Sportv.
Diante do Botafogo, o camisa 10 passa por uma situação incomum: ficará no banco, por precaução. O Santos tem pressa, programa o craque como candidato a "salvador da pátria" na Libertadores, para o jogo com o Colo-Colo (CHI), nesta quarta-feira.
Foram exatos 199 dias, pouco mais de seis meses, desde o rompimento do ligamento cruzando anterior do joelho esquerdo com o menisco lateral na partida contra o Grêmio, em 25 de agosto do último ano, pela 16ª rodada do último Brasileirão.
– Usamos a criatividade no tratamento, brincávamos que Ganso voa, mas que também poderia andar. Um estímulo. A molecada (jogadores) escondia as muletas, falava para ele andar – contou Avelino Buongermino, fisioterapeuta do clube.
Desde a lesão, Ganso ganhou cerca de quatro quilos de massa muscular. A aposta dos médicos do Peixe é de que meia está perfeito para voltar. Fora, responsáveis pelo jogador se reuniram algumas vezes para fechar o novo contrato. Falta pouco, mas o meia se diz magoado.
– Eu fico triste. Por tugo o que fiz, ajudei o clube a conquistar dois títulos, passei meses parado por uma lesão. A mágoa é porque já passsou muito tempo, já poderia ter sido renovado. Com ou sem renovação eu tenho contrato – explicou.
Paulo Henrique já não vê a hora de voltar, matou a saudade com uma atuação de gala diante da equipe sub-20, uma possível prévia para o retorno oficial. Chegou a hora do reencontro com Neymar, de colocar de lado a discussão de renovação e, enfim, da camisa 10 voltar para o dono.
O ciclo de Ganso
25/2/2010 (Lesão)
Rompeu o ligamento cruzado anterior com o menisco lateral do joelho esquerdo, contra o Grêmio.
28/8/2010 (Operação)
Realizada no Hospital Albert Einstein, pelo médico José Roberto Pécora.
25/2/2011 (Treino)
Meia volta a treinar com bola, mas ainda limitado a trabalhos leves.
4/3/2011 (Liberado)
DM do Santos libera o jogador para treinar sem restrições. No dia 9, meia fez seu primeiro jogo-treino.
Bate-Bola: Paulo Henrique Ganso - Meia, ao Sportv
'Estou mais protegido e o meu futebol melhor'
Você volta pouco depois do Adilson ter sido demitido. O time parece se acertar, o que achou da atitude?
Ele fez 11 jogos: cinco empates, cinco vitórias e uma derrota. É complicado, não sei se foi precipitado, mas acho que não era o momento de acontecer. Agora, bola para frente.
Se sente pronto?
Ritmo de jogo vou adquirir com o tempo. Com os quatro quilos de massa estou mais protegido e o meu futebol melhor.
Onde você entra nesse time. Já pensou nisso?
O Santos tem grandes jogadores, mas estou aí para ajudar. A Libertadores é o mais difícil, mas é o sonho de todos os jogadores e da torcida também.
A família que te ajudou durante a lesão, foi a sua base?
Sempre tive alguém por perto, com o apoio total deles durante todo esse tempo. Foi muito importante isso.
E o apoio, chegaram a fazer uma campanha (#ForçaGanso) no Twitter. Gostou? Pronto para vestir a camisa 10?
Recebi muito carinho de todos os torcedores, não só os santistas, como corintianos, palmeirenses, são-paulinos. Todos ajudaram bastante. Sinto a cobrança de sempre, só de vestir a camisa 10 do Santos é motivo de orgulho muito grande. É bom saber que randes clubes estão de olho no meu futebol.
Com a palavra: Klaus Richmond - Setorista do Santos
'O retorno será tão bom quanto a melhor fase'
"Ganso tem só 21 anos, mas a cabeça de um verdadeiro profissional. É maduro, seguro de si. Quando sofreu a terceira lesão de joelho na carreira, a segunda de longa recuperação, pensei que fosse se abater pelo momento que vivia – era o 10 de Mano na Seleção Brasileira. Paulo Ganso foi além, fez incansáveis seções de fisioterapia para voltar logo. No campo, quando voltou a correr, parecia um "touro". Encorpado, trabalhou bem fisicamente. Tecnicamente é brilhante, titular em quase todas as equipes do mundo. Será irregular no começo, mas o retorno será tão bom quanto a melhor fase".
Com a palavra: Avelino Buongermino - Fisioterapeuta do Santos
'Ele só se abateu um pouco no começo'
"Estivemos bem próximos durante a recuperação. Foi feito um trabalho já desde o terceiro dia após a operação de reabsorver a inflamação, amplitude de movimento, reforço muscular e depois de retorno as atividades. Fisioterapia não é receita de bolo. Ele com quatro meses já estava com evolução satisfatória, mas esse período de liberação (seis meses e meio) é muito bom. Tinha uma afinidade com o Ganso, tratei o irmão dele de lesão similar. Ele só se abateu um pouco no pós-operatório porque estava no auge, teve uma lesão. Percebi um pouco no semblante. Mas isso foi bem no começo, sem relatar para nós. A amizade com o grupo e a recepção que ele teve também ajudaram. Fazíamos brincadeiras, eu furava a bolsa de gelo dele, a molecada escondia a muleta. Nos tornamos amigos".

Um comentário: