Atual campeão, Santos inicia defesa do título visitando o Linense
Do correspondente Rodrigo Martins Santos (SP)
Mas os santistas terão que começar a sua caminhada no Paulistão sem vários dos jogadores considerados titulares da equipe. O lateral direito Jonathan, o volante Arouca e o meia Elano são os principais desfalques, ao lado do atacante Neymar, que está a serviço da seleção brasileira sub-20. Além de Neymar, os laterais Danilo e Alex Sandro, e o meia Alan Patrick são outros desfalques por também estarem com a seleção que irá disputar o Campeonato Sul-americano sub-20 no Peru.
Jonathan, em tratamento de uma pubalgia, e Arouca, com dores musculares, ficaram treinando na Baixada Santista, visando adquirir condições de jogo contra o Mirassol, quarta-feira, no Pacaembu, pela segunda rodada da competição.
Enquanto isso, Elano, considerado o grande reforço dos alvinegros para a temporada, está fora da estreia de seu time devido a problemas burocráticos. Por ter sido contratado junto ao Galatasaray (Turquia), o contrato do atleta só poderá ser registrado neste sábado na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), data de reabertura da janela de transferências para jogadores vindos do exterior, o que impossibilita a sua escalação ante o Linense.
Além disso, o pouco tempo de preparação preocupa o técnico Adilson Batista que, mesmo assim, está confiante em uma estreia com vitória. "Fora o tempo de preparação maior que eles tiveram, existe a motivação por enfrentar um clube da grandeza do Santos. É algo que mobiliza a cidade. Por isso, temos que estar conscientes de que precisamos nos posicionar direito, correr certo, valorizar a posse de bola e aproveitar as oportunidades. Vou conversar com os atletas sobre a importância de fazermos um bom jogo e sairmos de lá vitoriosos", comentou.
O lateral esquerdo Léo, um dos atletas mais experientes do elenco do Santos, está confirmado entre os titulares e concordou com o pensamento de Adilson. Para o camisa 3 santista, a equipe tem que atuar com inteligência para sair de Lins com um resultado positivo.
"O nosso maior inimigo neste começo vai ser a parte física mesmo. Por isso, o Adilson Batista focou muito o trabalho para que a gente tenha o maior tempo possível a posse de bola, utilizando a variação de jogadas que temos também, para superar esse desgaste. Não tivemos tempo hábil para fazer uma preparação exata, porém, vamos procurar superar isso tudo com muita garra e organização dentro de campo", analisou Léo.
Com tantos problemas, Adilson deve escalar o Peixe com três atacantes: Maikon Leite, Zé Eduardo e Keirrison. No meio-campo, os volantes Rodriguinho e Rodrigo Possebon brigam por uma vaga na formação titular ao lado de Adriano e do meia Róbson, que será o único responsável pela armação de jogadas do setor ofensivo alvinegro na partida.
Já no Linense, que volta a Série A-1 do Paulista após 54 anos - a sua última participação na divisão de elite foi em 1957 -, o técnico Vilson Tadei aposta na manutenção da base do time campeão da Série A-2 no ano passado, para que o clube faça uma boa campanha na primeira divisão do Estadual.
Dos 11 titulares escolhidos pelo treinador, oito fizeram parte da equipe que conquistou o acesso de volta à primeira divisão do campeonato. Os zagueiros André Turatto e Samuel e o atacante Pedrão são as únicas caras novas em relação ao Elefante da Noroeste que se destacou em 2010.
"A gente tem que matar um leão todo jogo. Não adianta ter experiência e não dar resultado. Se não mostrar serviço está fora", afirmou Pedrão, artilheiro do Paulistão 2009 defendendo o Grêmio Barueri (atual Grêmio Prudente), com 16 tentos anotados, considerado uma das principais esperanças de gols do Linense para esse ano.
FICHA TÉCNICA
LINENSE X SANTOS
Local: Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins (SP)
Data: 15 de janeiro de 2011, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Assistentes: Mário Nogueira da Cruz e Carlos Augusto Nogueira Júnior
LINENSE: Paulo Musse; Eric, Samuel, André Turatto e Tarracha; André Bilinha, Vagner, Gilsinho e Rodrigo Guarú; Fausto e Pedrão
Técnico: Vilson Tadei
SANTOS: Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Rodriguinho (Rodrigo Possebon) e Róbson; Maikon Leite, Zé Eduardo e Keirrison
Técnico: Adilson Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário