quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Santos 'amarra' Danilo, irrita lateral e tenta uruguaio Fucile


Peixe segura documentação do jogador e conversa com o Porto, que já pagou pelo ex-santista, para trazer atleta por empréstimo


Jorge Fucile é o alvo santista para a lateral (Foto: Jose Manuel Ribeiro/Reuters)


A falta de contratações no centenário levou o Santos a um ato extremo. Interessado no lateral-direito uruguaio Fucile, do Porto (POR), o clube segura a documentação de Danilo, visando o primeiro reforço de 2012.

Apesar de oficialmente a diretoria do Peixe negar a ligação de uma negociação com a outra, apurou que o Alvinegro conversa para conseguir o uruguaio por empréstimo ou uma compensação financeira, para liberar Danilo.

Por uma cláusula acertada na venda do jogador aos portugueses, por cerca de R$ 29 milhões, em julho, o atleta teria de ficar na Vila até junho de 2012, caso o time fracasse no Mundial, e só sairia em janeiro com o título no Japão.

Apesar disso, o lateral recebeu a garantia verbal do diretor de futebol Pedro Luiz Conceição, atualmente de férias, de que ele seria liberado em janeiro, independentemente da cláusula e do Mundial.

Por isso, a nova postura do Santos deixou o autor do gol do título da Libertadores, que já se apresentou e treinou com o Porto, irritado. Ele até tentou contato com o presidente Luis Alvaro, de férias na Bahia, sem sucesso – a ordem no clube é de que só o mandatário poderá liberar a transferência na próxima segunda, quando ele retornará.

– Ele foi um nome que apareceu, foi muito elogiado, mas essa possível vinda do Fucile não tem nada a ver com o problema que temos com o Porto. Semana que vem vamos dar uma resposta a eles e resolver a ida antecipada do Danilo – afirma o vice-presidente Odílio Rodrigues.

– O jogador está insatisfeito, tem interesse de se mudar. Houve um contato do Santos nos últimos dias e é uma das possibilidades, mas não a única. Vamos esperar a conversa entre os clubes – explica o agente de Fucile, José Caldeira.

Após fracassar na tentativa por Jonas, da mesma posição, o uruguaio, que também atua na lateral esquerda, é o alvo. Pior para Danilo, que sofre com o imbróglio.

Bate-Bola com José Caldeira, um dos empresários de Fucile, em contato por telefone .

Existe uma negociação do Santos com o Porto pelo Fucile?
O Santos tem negociações com o Porto, até por conta do Alex Sandro e do Danilo. Já foi avisado que eles precisam conversar com o Porto. Para nós, é uma possibilidade, não a única, pois há outras na Europa. Mas sem dúvida o Santos é uma possibilidade, não é algo impossível.

Há grandes clubes da Europa interessados nele? E no Brasil?
Existem alguns grandes da Europa interessados. E tem mais de um no Brasil, mas não vou dar nomes. Precisa ter um entendimento entre Santos e Porto. Acontecendo isso, não há problemas.

Existe uma diferença grande entre os salários de Portugal e os daqui? Isso seria um problema?
Hoje em dia, não. Isso não seria um problema. O Fucile jogou a Copa da África do Sul, recebeu premiação da Fifa, atua na direita e na esquerda, vai bem nas duas. O Santos é um grande clube e todos grandes clubes são uma possibilidade para ele jogar. Houve o contato e agora vamos aguardar os próximos dias.

Entenda o imbróglio da venda de Danilo

A venda
Em julho do ano passado, Santos entrou em acordo com o Porto e selou a venda de Danilo aos Dragões por cerca de R$ 29 milhões. Mesmo negociado, jogador continuou na Vila para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro.

Acordo de cavalheiros
O contrato de venda de Danilo prevê que o atleta fique na Vila Belmiro até junho de 2012 (emprestado pelo Porto). Caso o Peixe fosse campeão mundial, o jogador sairia neste mês. Apesar disso, o lateral recebeu a garantia verbal do diretor de futebol Pedro Luiz Conceição, atualmente em férias, de que seria liberado em janeiro, independentemen-te da cláusula e da derrota no Mundial.

Peixe muda postura
Diferentemente do prometido a Danilo, Santos não autoriza a ida do jogador ao Porto, alegando que ele deve ficar no clube até junho. Para que o ala jogue pelo time português, é preciso haver o registro no TMS (Transfer Matching System, sistema da Fifa que homologa as transferências internacionais), que deve ser feito obrigatoriamente pelo Peixe. Para liberar o jogador, clube pede lateral Fucile, como “contrapeso”. Jogador recebe cerca de 130 mil, salário compatível com orçamento do clube, e tem contrato até o meio de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário