quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Edu Dracena quer vitória no 100º jogo pelo Santos


Só no Cruzeiro o capitão havia conquistado quatro titulos antes de completar a marca, que será alcançada nesta quarta

Edu Dracena (Foto: Ivan Storti) Edu Dracena assoprou velinhas pelos 100 jogos (Foto: Ivan Storti)


Mesmo em tempos de transferências constantes e de poucos jogadores identificados com seus clubes, completar cem partidas por uma equipe ainda não é um grande feito. Mas o fazê-lo como Edu Dracena, que conquistou quatro títulos, sendo dois como capitão e erguendo a taça, tem seu valor.

No atual elenco do Alvinegro, Edu se juntará a craques, como Neymar e Ganso, e ídolos, como Léo e Elano, no hall dos jogadores que já alcançaram tal marca (veja relação completa abaixo).


Contra o Coritiba, Edu Dracena completa 100 jogos pelo Peixe


Após cumprir suspensão contra o Atlético-GO, o zagueiro volta ao time do Santos para fazer seu centésimo jogo com a camisa do Peixe contra o Coritiba, às 21h50, na Vila Belmiro, pela 17ª rodada do Brasileirão,

– É uma marca importante, cem jogos em um clube da grandeza do Santos. Fiz mais de cem jogos em todos os times e agora não é diferente. É um orgulho grande, espero nesse centésimo jogo conseguir uma boa vitória. Quero ir para casa como no início do ano, contente, e não como agora, triste – deseja o capitão Edu que, assoprou as velinhas pela marca.

De fato, Edu completou cem jogos por Cruzeiro e Fenerbahçe (TUR), mas só no time mineiro ele também conseguiu conquistar quatro títulos antes de alcançar esta marca (veja abaixo).

Para conseguir a almejada vitória em seu ”aniversário centenário” pessoal, o retorno do próprio jogador é fundamental. Se depender da eficiência de Edu no setor defensivo, o triunfo deve vir.

Nos últimos três jogos, o Santos sofreu apenas dois gols, na derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO. Justamente a partida em que ele não estava em campo. Com Edu ao lado de Durval, o Peixe passou sem ser vazado por Ceará (vitória por 1 a 0) e Corinthians (empate sem gols).

Os outros centenários do elenco santista

Léo
Lateral é o jogador que mais vezes atuou com a camisa do Peixe do elenco. Foram 383 jogos, com 22 gols marcados

Elano
Com duas passagens, Elano tem 242 jogos disputados. Meia marcou 62 gols

Pará
Jogou 117 vezes e marcou dois gols

Neymar
Joia jogou 140 vezes e já marcou 70 gols.

Adriano
Volante jogou 120 vezes pelo Peixe.

Ganso
Meia tem 118 jogos e 26 gols marcados.

Durval
Zagueiro marcou três gols em 112 jogos.

Com a palavra: Zito, ex-jogador do Santos e capitão nas conquistas da Libertadores de 62 e 63

'Hoje é mais difícil usar a braçadeira'

Edu é um cara legal, sério e merece ser capitão do Santos. Dentro de campo ele é o técnico do time, aquele que lidera, grita, alerta os outros jogadores.

No meu tempo, ser capitão era diferente. Eu era muito exigente, mas, por outro lado, resolvia os problemas dos nossos jogadores, discutia aumento de salário e, quando tinha problemas, eu sentava com a diretoria para tratar.

Contudo, hoje é mais difícil usar a braçadeira. Você vai chamar a atenção dos companheiros e eles não aceitam muito as sugestões. Antes, eu chamava a atenção do Pelé, xingava, ofendia, e eles aceitavam tudo numa boa.

Os cem nos outros

Cruzeiro
O zagueiro conseguiu feitos semelhantes aos de agora, atuando com a camisa do Santos, antes de completar cem jogos. Na Raposa, foram quatro títulos. Dois Campeonatos Mineiros, uma Copa do Brasil e um Brasileirão. Após o centésimo jogo ainda conquistou mais uma vez o Campeonato Mineiro, na temporada 2006.

Fenerbahçe
Jogando no time turco, o zagueiro conseguiu três títulos antes de completar seu centenário pelo clube. A Antalya Cup, em 2007, o Campeonato Turco, da temporada 2006-07, e a Supercopa da Turquia, também em 2007-08. Foram os únicos títulos pelo Fenerbahçe.

Guarani
Completou cem jogos pelo clube de Campinas, onde começou a carreira como jogador de futebol, mas não conquistou nenhum título na equipe bugrina. Atuou de 1999 a 2002.

Olympiacos
Emprestado ao Olympiacos, da Grécia, não completou cem partidas, mas conquistou o Campeonato Grego de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário