sábado, 6 de agosto de 2011

Para vencer jogos, Santos precisa marcar primeiro


Ao longo da temporada, Peixe saiu 23 vezes na frente e garantiu o resultado. Sofreu a virada em apenas duas oportunidades
Adriano (Foto: Ivan Storti) Adriano pode voltar ao Santos (Foto: Ivan Storti)

Sair na frente do placar parece fundamental para o Santos chegar às vitórias. Dos 24 resultados positivos que conseguiu nesta temporada, em 23 o Peixe marcou o primeiro gol da partida.

A equipe só começou vencendo e acabou derrotado em duas oportunidades. A primeira contra o Colo Colo (CHI), pela Copa Libertadores – jogo acabou 3 a 2 –, e diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, em atuação memorável de Ronaldinho Gaúcho, que marcou três vezes e comandou a virada rubro-negra. Alvinegro abriu 3 a 0, mas os cariocas viraram para 5 a 4.

E a arma do Santos parece ser marcar o gol logo no começo da partida. Em 11 oportunidades que o time comemorou uma vitória, o primeiro tento marcado foi antes dos 20 minutos de jogo. Depois, à frente no placar, a equipe usou dos contra-ataques para garantir o resultado.

A situação pode ser explicada pelas características que o Santos tem em seu elenco. Com uma forte marcação que vinha conseguindo nas paridas da Copa Libertadores e no Campeonato Paulista, o time usava a velocidade de Neymar na frente para atormentar a defesa adversária e conseguir garantir o placar positivo. Essa segurança pode voltar à equipe na próxima partida. Adriano, que estava lesionado e foi um dos principais jogadores nas conquistas do primeiro semestre, recuperou-se do problema na coxa-esquerda e pode fechar o setor defensivo ao lado de Durval e Edu Dracena. Após a chegada de Muricy Ramalho e a consolidação dos jogadores no setor, o Peixe ficou em seis partidas se sofrer gols e invicto por 14 rodadas. O técnico explica que posicionamento fez diferença.

– Antes a gente corria para trás, mas depois começamos a ter um posicionamento melhor, que ajudou a não sofrer gols – disse.

Marcar ainda no primeiro é ainda mais eficaz para a equipe conseguir a vitória. Das 23 vezes que saiu ganhando, o gol foi marcado antes do intervalo em 18 oportunidades.

A única vez que reverteu um resultado foi contra o Ituano, no Campeonato Paulista. O Peixe saiu perdendo, mas, com a força da equipe, conseguiu buscar o 3 a 2.

Situação nos jogos

Desde o começo: Em 23 oportunidades, o Santos começou na frente no placar e acabou com a vitória na partida.

Deixou empatar: O Peixe saiu na frente e deixou empatar em seis partidas.

Tomou a virada: Em dois jogos, o Santos começou ganhando, mas acabou derrotado.

Fico no zero: Cinco vezes a partida não teve gols.

Reverteu o placar: Apenas contra o Ituano, ainda pelo Paulistão, o Peixe conseguiu reverter o placar e terminou com um 3 a 2.

Pelo menos empatou: O Santos buscou o empate em três oportunidades após começar atrás.

Sem força: Em oito partidas, o Alvinegro começou perdendo e não teve forças para reverter o placar e buscar a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário